Boneca Tilda

Boneca Tilda

Olá, tudo bem? Você conhece ou já ouviu falar na Boneca tilda?

Se você ainda não conhece irá se apaixonar por essa lindeza, pois virou febre no Brasil entre as artesãs

Vou contar aqui como surgiu a boneca Tilda

A boneca Tilda tem o seu nome de origem alemã é o diminutivo de Matilda ou Matilde que significa força na batalha.

Matilda (MAthilda) é um nome feminino derivado do gótico e do alto alemão antigo,onde Mahta significa ‘’ força’’ e Hildr significa ‘’batalha’’

Na história tivemos diversas Matildas, entre elas podemos destacar:

  • Santa Matilda ou Matilda de Ringelheum (892-968), esposa de Henry I (O Fowler) 1º rei da Alemanha medieval
  • Matilde de Flandres(1031-1083), rainha da Inglaterra e esposa de William I (O Conquistador)

 

Boneca Tilda

 

A versão original da boneca mede 63 cm, com silhueta alongada é feita de forma artesanal e totalmente de tecido (algodão ou linho bege-escuro num tom semelhante ao de pele morena), macia e delicada.

A sua principal característica são boneca sem fisionomia, seu rosto com os olhos representados apenas por dois pontinhos e bochechas rosadas, tem também um pescoço longo e não tem boca, porque segundo a sua autora:

Ela fala com o coração”.

São peças identificadas por personagens ingênuas ou cômicas e chamam a atenção pela sua riqueza nos detalhes, delicadeza e, ao mesmo tempo, pela sua simplicidade exprimida nas suas formas, cabelos, roupas e acessórios de cada boneca.

E que fazem de cada uma delas uma boneca única

 

A boneca foi criada pela designer Norueguesa Tone Finnanger  em 1999 ,ela cresceu em Oslo, capital da Noruega

Designer Tone Finnanger

Tone Finnanger, trabalhava numa pequena loja, especializada em artesanato mas sonhava desenvolver bonecos e cenários para filmes de animação.

Sempre gostava de arte e artesanato, aos 25 anos de idade iniciava um longo trajeto de grande sucesso, com sua primeira criação: a boneca Tilda

Transformou então Tildas no seu estilo de vida, tornando a sua marca conhecida ao longo dos anos (apreciada por diversos artesãos e adorada entre mulheres do mundo inteiro)

 Assim como o seu pequeno atelier foi transformado em empresa, a “Panduro Hobby”.

A designer teve de contratar mais funcionários para que os numerosos pedidos de encomendas fossem cumpridos. Atualmente tem uma equipa composta por designers, estilistas, administradores de empresa, profissionais de marketing, fotógrafos, entre outros.

 

Tilda: De uma boneca a um grande negócio.

A ideia da criação da boneca surgiu sob inspiração de seus familiares artesãos.

Seus avós Mossa e Per tiveram grande inspiração para Tone Finnanger.

Seu avô (professor de botânica) gostava de moldar figuras de papel, enquanto sua avó elegante e criativa tenha despertado o elemento criativo da personalidade da Tilda.                                                                                                                             

A extensão dos produtos Tilda

Depois do auge  das bonecas, Tone criou animais e anjinhos no mesmo estilo. Hoje a marca da designer norueguesa conta com materiais para artesanato, moldes das Tildas, papéis, tecidos e acessórios para decoração.

Conheça o site oficial dos produtos TildaTildasWorld.com

Os livros da marca também são um sucesso, traduzidos em inúmeros idiomas, cada um ensina o leitor na preparação de uma determinada Tilda.Os livros são tão ricos em detalhes que torna- se possível elaborar as suas peças sem precisar ler: O Ateliê da Tilda

As outras bonecas são apenas inspiradas no seu estilo, e têm as particularidades de cada artesã, e como qualquer peça artesanal: não existem duas bonecas iguais, apesar de todas parecerem irmãs.

Cada artesã que faz uma Tilda cria a sua versão da boneca, dando o seu toque pessoal. Eu sempre fui apaixonada por bonecas e quando conheci as Tildas fiquei apaixonada.

Gosto de confeccionar Tildas exclusivas, onde coloco em cada ponto e em cada detalhe, afeto e amor para que qualquer boneca seja única e irrepetível.

Tildas não são só bonecas são criaturas adoráveis que habitam o nosso mundo de menina e mulher carregado de segredos e pequenas magias onde somente nós sabemos o caminho. Tudo isso aliado a muito charme, simpatia e bom humor, sem perder a feminilidade e simplicidade.

E se você é super fã dessa boneca ,nestes livros você encontra lindos projetos e moldes em tamanho real

São livros MARAVILHOSOS ,você  irá se encantar com cada detalhe.

 Livros em Inglês Veja abaixo:

Livros em Português Veja abaixo:

Veja como confeccionar uma boneca Tilda

Clique na imagem

 

 

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Sorry Content is protected !!